Logotipo BRC News

Musical ‘Os Miseráveis’ é apresentado em evento beneficente

O clássico musical da Broadway Les Misérables (Os Miseráveis), baseado na obra do escritor e dramaturgo francês Victor Hugo, ganhará interpretado solo e em coro dos alunos do Studio Belcanto, em Manaus, no dia 19 de dezembro, às 19h, no auditório da Faculdade Martha Falcão Wyden. O acesso ao evento, de caráter beneficente, custa um quilo de alimento não perecível.

O concerto fará parte da 1ª Mostra Musical do Studio Belcanto, que terá início com apresentações individuais de estilos diversos como pop, rock e MPB. Os alimentos arrecadados durante o evento serão destinados a uma instituição filantrópica de Manaus, ainda a ser definida.

A produção da mostra é assinada por dois multiartistas amazonenses – a cantora crossover, atriz e bailarina Patrícia Botelho e o regente, ator e cantor crossover Davy Chaves, que também é diretor musical da mostra. Fundadores do Studio Belcanto, Patrícia e Davy são os únicos professores de canto do Amazonas habilitados no Método Belting Contemporâneo, criados pelo maestro Marconi Araújo, do Studio Marconi Araújo, de São Paulo.

Davy Chaves e Patrícia Botelho auxiliam cantores iniciantes e experimentar a ampliarem seus conhecimentos sobre a fisiologia do aparelho vocal a partir do método, por meio do qual é possível produzir voz com o máximo de projeção e o mínimo de esforço.

“A ideia foi desafiar os alunos com um repertório complexo, em que fosse possível aplicar técnicas de canto necessárias para a realização de um musical. Escolhemos Os Miseráveis ​​por se tratar de uma obra melodicamente envolvente e com compreensão marcantes”, explica Botelho.

Dentre as canções do repertório de Les Misérables presentes no concerto estão os solos de I Dreamed a Dream, On My Own, Stars, Bring Him Home e Empty Chairs at Empty Tables, além das apresentações em coro de One Day More, Look Down e At The End of The Day – todos clássicos do teatro musical, também já interpretados no cinema em 2012 por Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne e grande elenco.

Técnica e com evolução saúde vocal

A mostra é resultado de cerca de cinco meses de ensaios semanais intensos do coro Belcanto, focados, principalmente, em ajustes vocais com base no método Belting Contemporâneo, do maestro Marconi Araújo, um dos mais consagrados diretores musicais e vocais do país, com trabalhos em óperas, teatro musical, televisão e cinema.

De acordo com a servidora pública Laís Reis, uma das primeiras alunas do Studio Belcanto, o método ampliou seus horizontes artísticos. “Percebi que hoje possuo mais versatilidade e saúde na minha voz. Antes, pensava que só conseguia cantar músicas suaves e que não tinha potência vocal. Após aprender as técnicas do Belting Contemporâneo, tenho expandido minhas possibilidades musicais e já me aventurei em estilos e músicas que nunca imaginei que seriam possíveis. Tudo com muita saúde vocal”, afirma.

Sobre a experiência e evolução como aluno, o vigilante Silverson Gomes também se surpreendeu com sua extensão vocal a partir das aulas no Studio. “Com o passar do tempo, vamos agregando as configurações de vozes ao nosso corpo, conforme nossa dedicação. Nosso professor Davy sempre diz que 70% do trabalho depende da gente, do nosso esforço”, declarou.

Davy Chaves acrescenta que o método utilizado no Studio Belcanto mostra caminhos seguros com respostas mais rápidas e eficientes. “Alguns alunos que nos buscaram já fizeram aula de canto, mas não tiveram resultados e ainda sofriam com problemas vocais. Então, pesquisaram sobre o Belting Contemporâneo e veio nós, que somos os únicos até qualificados no método no estado”, relembrou.

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Rolar para cima