Logotipo BRC News

Filhote de peixe-boi é resgatado no interior do Amazonas

Com aproximadamente quatro meses de idade, o filhote foi encontrado emalhado por um pescador do município de Urucurituba (AM)

Da Redação – Ascom AMPA

Um filhote de peixe-boi da Amazônia foi resgatado no município de Urucurituba (AM) pela Polícia Militar Ambiental e levado, na noite da última terça-feira (20) para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) onde está recebendo os cuidados necessários para a reabilitação até ser devolvido à natureza.

O filhote é uma fêmea de aproximadamente quatro meses de idade e foi encontrada em uma malhadeira por pescadores da comunidade São Sebastião.

Esse é o primeiro filhote resgatado que o Inpa recebe em 2024. A instituição alerta aos pescadores para que fiquem atentos quando encontrarem peixe-boi nas malhadeiras.

“Quando o filhote fica preso na malhadeira o melhor a ser feito é retirá-lo com cuidado da rede e logo devolvê-lo aos rios, porque a mãe está por perto”, recomenda o veterinário da empresa Prevet, Anselmo d’Affonseca.

Os filhotes de peixes-bois mamam até os dois anos de idade e “separar os animais da mãe é  muito ruim”, segundo a pesquisadora do Laboratório dos Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa, Vera da Silva.

“No Inpa, eles recebem os cuidados necessários para a reabilitação, mas para que sejam devolvidos aos rios vão passar por várias etapas, e isso leva alguns anos”, explica a pesquisadora.

Projeto Peixe-boi

O projeto peixe-boi é uma parceria do LMA do Inpa com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e recebe o apoio do SeaWorld Orlando para executar as ações de soltura dos animais.

O Fundo de Conservação do SeaWorld realizou uma doação para apoiar as etapas do trabalho de conservação do peixe-boi da Amazônia, que são reabilitação, manejo, educação ambiental, etapa de semicativeiro, soltura e monitoramento.

Até o momento, o Programa de Soltura de Peixes-bois da Amazônia já devolveu mais de 40 animais à natureza e mais de 60 estão em processo de reabilitação.

Edição: Bruna Lira

Últimas Notícias

Rolar para cima