Logotipo BRC News

Editora UEA lança 2ª edição de livro sobre arqueologia e memórias de Parintins

Descubra as histórias fascinantes da vida e das lembranças das pessoas que vivem em Parintins, tanto na área rural quanto na urbana, através das coleções arqueológicas apresentadas na 2ª edição do livro “Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins”. O e-book foi lançado pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os autores do livro são Clarice Bianchezzi, Adriano Márcio dos Santos, Filippo Stampanoni Bassi, Helena Pinto Lima, Michel Carvalho Machado, Alef Fernandes Cruz, Arnoud de Oliveira Batista Filho e Maurício de Paiva. Para ter acesso à obra, basta visitar o Repositório Institucional da UEA e fazer o download gratuito.

Segundo Clarice Bianchezzi, professora da UEA e uma das autoras, o livro é repleto de imagens e textos informativos que discutem nove coleções da comunidade de Santa Rita de Cássia, Lago da Valéria e quatro coleções na área urbana de Parintins. Além disso, são apresentadas as coleções de Parintins que estão sob a guarda do Museu da Amazônia (Musa) e do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, e do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.

“A obra foi produzida através do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I/2021), que faz parte do projeto Divulgação Arqueológica em tempos de Pandemia, coleções de Parintins-AM e suas histórias, no ano de 2021”, explica Clarice.

A professora ressalta que um dos objetivos do livro é destacar o rico patrimônio arqueológico da cidade de Parintins, que remonta a uma história indígena milenar.

“Esse potencial ainda é pouco explorado pela arqueologia e não é tão conhecido pelos próprios parintinenses. Portanto, nossa proposta é compartilhar, através deste livro/virtual/impresso, o conhecimento sobre as coleções arqueológicas de Parintins – tanto as que estão em museus quanto as inúmeras coleções domésticas cuidadosamente guardadas pelos moradores do município”, observa.

Para a arqueologia do Amazonas, Clarice destaca que o livro contribui para colocar Parintins no cenário das pesquisas atuais sobre a região. “A equipe de autores do livro tem desenvolvido outras pesquisas e produções nos últimos seis anos. E o livro contribui significativamente para valorizar e destacar o potencial que temos neste município e região”, conclui.

Últimas Notícias

Rolar para cima