Integrante do projeto nacional Contemporâneas Vivara, empena a “Criadora de Si” no prédio Palácio do Comércio é assinada pela artista visual que abre a exposição “Miração” nesta quinta-feira (21)
Inaugurado na década de 70 e um dos mais altos edifícios do Amazonas, o Palácio do Comércio, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro Histórico de Manaus, ganhou a arte de Deborah Erê em uma das expressões de destaque da contemporaneidade no caos urbano: o muralismo. Integrante do projeto nacional Contemporâneas Vivara, a empena – como é tecnicamente chamada a parede sem abertura do prédio que recebe a pintura, foi batizada de “Criadora de Si” e será celebrada nesta quinta-feira (21/09), junto com a abertura da exposição “Miração”, no
Manaus foi uma das cinco metrópoles brasileiras escolhidas Contemporâneas Vivara, projeto de arte de rua que convida mulheres artistas a uma experiência cujo fio condutor é a arte e a poesia. Pela sua experiência em mais de 10 anos, incluindo o pioneirismo entre as mulheres que pintaram o grafitti presente em viadutos de Manaus, Debora Erê foi convidada pelos curadores do projeto.
“Criadora de Si” é a primeira empena de Deborah Erê. Mais que coragem para subir 80 metros de altura, de um prédio com 23, Deborah Erê precisou dela também para encarrar o termômetro alto de Manaus durante 17 dias, com temperaturas que chegaram a ter uma sensação térmica de 49 graus. “Fizemos esta pintura no mês de agosto, auge do verão amazônico, e todos os dias fez muito sol – inclusive, não choveu nenhum dia. Além disso, a altura e o tamanho total da nossa área de pintura também são muito desafiadores. Tudo teve que ser muito bem calculado antes de subir, não dava pra descer toda hora para ir olhar de longe, e de perto há muita distorção. Então cada ação tinha que ser muito certeira, não dava pra ficar errando”, conta.
Inspirada na sua trajetória pessoal, que inclui a saída do interior de São Paulo e o despertar e formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas, “Criadora de Si” traz uma enorme sereia totalmente integrada com o “Todo”. De acordo com a artista, a sereia está de olhos fechados e sorri para representar uma mulher que olha pra dentro e se sente satisfeita com quem se é. “A lua está na posição do seu coração, crescente, enquanto seus cabelos escorrem como o encontro das águas do Rio Negro e Solimões. Suas mãos seguram a flor da vitória-régia, que é a nossa flor das águas do Amazonas, trazendo leveza e beleza pro centro da pintura”, explica. Além disso, a arte traz uma referência ao muiraquitã que, assim como na lenda, é trazido “para dar sorte!”, complementa Deborah Erê.
Exposição Miração
Além de celebrar a finalização dos trabalhos na empena “Criadora de Si”, a exposição inédita “Miração”, assinada por Deborah Erê, traz de um conjunto de obras originais em aquarela, além do lançamento da coleção de souvenirs, que incluem camisetas, cartões postais, adesivos, marcadores de livro e prints.
A vernissage de “Miração” será nesta quinta-feira (21/09), a partir das 19h, acontecerá no D’Space Store (R. Rio Jutaí, 14, conjunto Vieiralves – Nossa Sra. das Graças). Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até 1 de outubro.
Contemporâneas Vivara
Manaus é uma das cinco metrópoles integrantes da terceira edição do projeto Contemporâneas Vivara, ao lado de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, dando continuidade à celebração dos ciclos, tema do projeto em 2023 que inclui uma série de intervenções urbanas patrocinadas pela Vivara.
Contemporâneas Vivara é um projeto de arte de rua que convida mulheres artistas a uma experiência cujo fio condutor é a arte e a poesia. A iniciativa tem como objetivo trazer um olhar feminino e inclusivo à cidade. Os murais já começaram a ser pintados e todos devem estar finalizados até o final do mês de setembro.
“Apoiar um projeto com mulheres diversas, que criam arte e poesia a partir de suas experiências singulares no mundo, está alinhado com nosso desejo de que cada uma das colaboradoras da Vivara sinta sua história celebrada.” Marina Cirelli, Diretora de Marketing e Sustentabilidade Vivara.
Em cada cidade, uma artista será inspirada pelo sol e a outra pela lua, trazendo formas, cores e sentidos diversos para o dia e a noite – as duas forças que agem continuamente sobre a vida da cidade. A narrativa dos murais é alinhavada por versos de um poema escrito por Aline Bei especialmente para o projeto tendo como inspiração a obra de cada artista e que também serão estampados nos murais.
“Criamos uma rede de colaboração entre artistas, com linguagem e repertório diversos trazendo uma narrativa extremamente rica e instigante para a rua das 5 cidades”, Stefania Dzwigalska, sócia da Tête-à-Tête, produtora idealizadora do projeto.
Para Vivi Villanova, que assina a direção artística e curatorial, se os dez murais que integram o projeto Contemporâneas Vivara 2023 fossem um livro, ‘O sol, a lua e o poema’ seria o título a adornar a capa. “As palavras que preencheriam a sequência de páginas contariam a história de uma mulher-artista que acordou um dia e encontrou na caixa de correio a missão de pintar o sol”, explica ela. “E que, naquele mesmo instante, naquela mesma cidade, outra mulher-artista recebia a missão de pintar a lua. Juntas elas carregariam a força de despertar a rua para a alegria, o sonho e as nuances de luz que percorrem o dia e a noite.” finaliza.
Serviço:
Exposição Miração com Deborah Erê
Quando: De 21 de setembro a 1 de outubro de 2023
Onde: D’Space Store – R. Rio Jutaí, 14, conjunto Vieiralves – Nossa Sra. das Graças.
Quanto: Gratuito