Logotipo BRC News

Boi Garantido prepara seleção de toadas do álbum 2024 “Segredos do Coração”

Anúncio do Edital de seleção teve mais de duzentas toadas inscritas e movimentou o mercado de estúdios e músicos

Após três anos sem abrir processo de seleção, o boi do povão abriu edital para a escolha das toadas que farão parte do álbum de 2024. Com o tema “Segredos do Coração” os compositores das antigas e novas gerações movimentaram estúdios e profissionais para a gravação das versões demo das composições.

Ao todo, foram inscritas 215 toadas que serão analisadas pela comissão responsável. O diretor musical do Garantido, Alder Oliveira, defende o processo de escolha de toadas através de edital. “Entendemos que o edital é peça fundamental para o processo de construção do espetáculo de arena, mas também por ser uma forma democrática de escolher as toadas do nosso álbum.

É um espaço também de renovação para novos compositores, pois abre oportunidades para novos talentos e contribui com o crescimento do nosso espetáculo principal” afirmou o diretor.

Aquecimento do mercado

Além de abrir portas e revelar novos nomes do cenário da música, o edital de toadas também aqueceu o mercado que envolve estúdios e músicos profissionais. Considerando o número de toadas inscritas e os valores cobrados pelo uso dos estúdios em Manaus e Parintins, a busca por um lugar na playlist oficial do álbum “Segredos do Coração”, tema de 2024, gerou uma movimentação em torno de R$ 250 mil reais, entre aluguel de estúdios, pagamento de músicos, arranjadores e gravação das versões demo.

O produtor musical Pelado Jr. avalia de forma positiva o lançamento do edital de toadas. “Esse ano, com certeza terá muita toada boa para ser escolhida, visto que, com o lançamento do edital, despertou novamente a vontade, tanto de compositores mais antigos, quanto os novos, de comporem para o Boi Garantido, com isso, a procura por estúdios para fazerem suas gravações, tanto em Parintins quanto aqui em Manaus, está muito grande, pois todo mundo quer entregar um trabalho de excelência”, comentou o produtor.

Pelado Jr. também comenta sobre o mercado estar em alta visibilidade e trazendo renda à muitos profissionais. “Com essa oportunidade, todo mundo ganha seu espaço e a possibilidade de ganhar seu dinheiro, tanto os donos de estúdio, os produtores, os backing-vocal, o cara que toca instrumentos, é uma forma de geração de emprego para todos nós que somos envolvidos com música”, destacou.

Este ano, a premiação é de R$5 mil reais por cada toada selecionada, podendo ser inscritas dez toadas por compositor e com até três coautores.*Toadas inscritas*As toadas inscritas serão usadas como trilhas musicais durante a apresentação de cada ato do espetáculo que o boi apresentada em duas horas e meia, em cada uma das três noites do Festival Folclórico de Parintins.

As composições se dividem em temas relativos a itens individuais e coletivos, uma vez que, o edital contemplava toadas para todos os elementos que compõe o espetáculo de arena. As toadas tiveram prazo final de inscrição no dia 3 de novembro, porém, até o dia 11 (sábado) os compositores poderão entregar o produto gravado, desde que tenham cumprido o prazo da inscrição e entregue toda a documentação exigida.

Escolha das toadas

Os responsáveis pelas escolhas das toadas estão distribuídos entre alguns setores do Boi Garantido, como diretoria, sócios com identificação ao bumbá, coordenadores da Batucada, galera e Garantido Show, além da Comissão de Artes vermelha e branca. Segundo Alder Oliveira, o primeiro passo é separar as toadas chamadas de genéricas e as direcionadas à arena, para fazer as audições, sendo todas avaliadas e escolhidas pelo povão do Boi Garantido.

“As toadas têm que envolver e empolgar a galera, que é um item muito importante dentro do espetáculo, além de bastante exigente. O Garantido sempre foi referência musical para o Festival, por isso acreditamos em nossos poetas da Baixa”, acrescentou o diretor.

Assessoria de Comunicação Boi Bumbá Garantido

Fotos: Tom Ribeiro

Últimas Notícias

Rolar para cima