Logotipo BRC News

Beiradão do Amazonas, o som do norte do Brasil

Beirdão - Sede no Interior do amazonas

O Beiradão é o local nas margens de rios na Amazônia, onde mora os ribeirinhos ou os “beiradeiros”, isso é o que você encontra no dicionário. O Beiradão também é o nome dado ao ritmo típico das beiradas de rios da Amazônia, é a mistura do carimbó, forró e a lambada que atualmente é caracterizada pela batida eletrônica do teclado.

Sede onde ocorrem festas no interior do amazonas – Foto Reprodução/Internet


Como se deu esse fenômeno cultural?
Nos anos 80 artistas como Teixeira de Manaus, Chico Cajú, Oseas da guitarra e outros fizeram muito sucesso e os locais onde eles faziam grande parte dos shows eram as beiradas de rios. Os radialistas da época já anunciavam nas rádios “Teixeira de Manaus vai estar no Beiradão do catalão”.

Foto Reprodução/Internet

Com o passar dos anos isso se popularizou, e o “Beiradão” passou e ser ligado com o tipo de musica que era tocado nesse locais, eram vários ritmos, dentre os quais um tipo de lambada solada com pequenos refrões se destacava, os instrumentistas tinham um sotaque bem próprio, e dançante.
Às letras das músicas nunca mencionavam a palavra Beiradão como um ritmo, até por que o que eles produziam na época era a Lambada, merengue, carimbó, forró e outros ritmos.
No fim dos anos 80, e inicio dos anos 90 alguns desses artistas continuam fazendo muito sucesso, mas, com a chegada dos anos 2000 uma certa decadência é visível, por vários fatores.
Em 2012, Teixeira de Manaus anunciava sua aposentadoria e fez seu ultimo show em Manaus.
No ano seguinte é criado a OBA (orquestra de Beiradão do Amazonas) que fez e faz um grande trabalho no cenário beiradeiro ate hoje.
Em 2014 com a copa em Manaus varias bandas fizeram trabalhos e contribuíram para a evolução da música de Beiradão.
Em 2016 às coisas começam a se encaminhar com a aparição de alguns cantores e bandas de interior, lançando produções na batida do eletro ritmo do teclado, suas letras claramente chamavam o Beiradão de música.
Estes artistas por viverem essa realidade de estar nas beiradas de rios e tirando o seu sustento dali por meio de shows nas sedes nos interiores, ao compor as músicas sabiam exatamente o que falar em suas letras.
Muitos desses cantores usavam o termo “Forró do Beiradão” ou “Forrozão do Beiradão”, um desses cantores que se destaque é Hadail Mesquita.


Hadail Mesquita foi o primeiro a radicalizar e tirar o forró das suas composições e passou a compor o Beiradão, lançando algumas de suas primeiras canções como: I Love Beiradão, Louco por Beiradão, Prazer meu nome é Beiradão, Se é Beiradão que você quer, entre outras.
Isso abriu caminho para que outros artistas como: Chicão do sax, Roberto Rios, Banda Beiradão dos Printes, Banda Top 10 Beiradão, Jair Alves, Romanny Mattos e outros adotassem o ritmo como um gênero musical, o Beiradão começa a ganhar destaque tanto que hoje o numero de bandas de Beiradão aumentou 70% no estado do amazonas, a cada 10 músicas lançadas no estado 6 são de Beiradão.
Todos esses artistas em seus trabalhos chamam sua música de Beiradão, vários deles com hits de milhões de visualizações, e agenda cheia ano inteiro.
O Beiradão cresce a cada dia e ganha o Brasil pelo interior.
O rio é a alma do amazonense, é das beiras que vem nosso alimento, é das margens que vem o nome do ritmo mais popular do nosso estado.
Salve o Beiradão do amazonas.

Últimas Notícias

Rolar para cima