Logotipo BRC News

Amom é diplomado mais jovem deputado federal da história do Amazonas

Parlamentar se habilita para tomar posse como deputado federal, em fevereiro de 2023

Deputado mais jovem e mais votado da história do Amazonas, Amom Mandel (Cidadania) foi diplomado nesta segunda-feira (12/12), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Com a diplomação, o parlamentar se habilita para tomar posse como deputado federal para a 57ª legislatura.

A solenidade ocorreu no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), às 17h. Na ocasião, além de Amom, também foram diplomados os outros sete deputados federais, 24 deputados estaduais, senador, governador e vice-governador. A posse de Amom Mandel na Câmara dos Deputados, em Brasília, ocorrerá no dia 1º de fevereiro, conforme definido no regimento interno da Casa Legislativa.

“O nosso trabalho continua com as fiscalizações e em breve vamos poder colocar em prática os compromissos assumidos durante a campanha. A diplomação representa o respeito à democracia e à vontade popular”, declarou Amom.

Atuação parlamentar

Amom foi eleito vereador de Manaus aos 19 anos, em 2020, e desde então foi responsável pela produção de quatro relatórios de denúncias contra o mau uso e desvio de dinheiro público em Manaus. Entre os casos, estão a falta de infraestrutura em escolas públicas, a distribuição de cestas básicas com produtos vencidos na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e irregularidades no sistema de mobilidade urbana.

A produtividade legislativa do Gabinete do Amom é uma das maiores em praticamente todos os aspectos possíveis na Câmara Municipal de Manaus, sem projetos de Lei para mudar nomes de ruas, criar honrarias e demais assuntos de pouca relevância à população.

Ainda durante este ano, Amom se posicionou contra o uso de dinheiro público com a viagem do prefeito de Manaus e comitiva à Barcelona e a distribuição de apartamentos populares para a filha do prefeito. Durante esse período, o parlamentar emplacou outras pautas como a luta para a suspensão dos gastos milionários realizados pela Câmara Municipal de Manaus com o “Kit Selfie”, avaliado em mais de R$ 600 mil.

Eleições e Novo mandato

Nas eleições deste ano, se elegeu deputado federal com 288.555 votos, sendo o mais votado do Brasil, proporcionalmente, e o mais votado da história do estado. Durante o mandato municipal, Amom realizou as maiores fiscalizações e denúncias do município e pretende ampliar o trabalho ao assumir o mandato federal, incluindo pautas ambientais e a implementação de uma nova matriz econômica para o estado.

Últimas Notícias

Rolar para cima